No primeiro dia de campo na região, percebeu-se que o município envolvia uma série de outras realidades que mereciam uma maior atenção e diálogos. Mirandiba contabiliza 9 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares, estas apresentando algumas práticas tradicionais em relação a saberes artesanais e formas de expressão de seus grupos. Uma série de atrativos naturais, construções de valor histórico na sede do município, festividades, formas de expressão, conhecimentos de mestres artesãos e lugares de referência simbólica para seus habitantes, revelam a pluralidade e os diversos contextos que se inserem em seus limites físicos.
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Matriz de São João - Mirandiba |
Foram realizadas conversas com membros das prefeituras, comunidades quilombolas, população da sede mirandibense e do distrito de Tupanaci, membros ligados a ONGs, além de uma entrevista com o responsável pela Comissão do Sertão, articulada à Secretaria de Cultura do Estado. Tais diálogos foram importantes para perceber qual a relação existente entre esses diferentes membros e se os mesmos se enxergam de maneira articulada enquanto uma unidade municipal administrativa, o que viabiliza um melhor direcionamento de estratégias no campo da gestão da cultura.
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Ponto de Cultura Zumbi dos Palmares |
Tomado como exemplo a ser estendido a outras regiões, esse tipo de ação, de caráter estratégico, possibilitou à equipe um olhar ampliado sobre as múltiplas necessidades e perspectivas no campo cultural de Mirandiba, possibilitando dessa maneira, uma aplicação mais sistemática de forças que fogem do pontual e incluem o município no calendário de práticas gestoras da cultura e patrimônio do Estado.
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Casario - Tupanaci |
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Comunidades de Queimadas |
A visita culminaria num segundo momento, uma oficina, realizada no Festival Pernambuco Nação Cultural, apresentando os resultados obtidos da pesquisa, abrindo espaço para escutas diretas com os diversos setores e agentes envolvidos na gestão e participação no âmbito da cultura, e mais especificamente, patrimônio cultural.
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