quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tipóia Festival - Tracunhaém - setembro de 2011

Localizado a 63 km do Recife, na região da Mata Norte, o município de Tracunhaém é conhecido no Estado de Pernambuco por seus artistas e artesãos que a partir do barro, moldam suas diferentes peças de cunho artístico ou funcional. Desta gama de ceramistas, 3 deles ganharam o reconhecimento pelo Estado como Patrimônio Vivo (Mestre Nuca, Zezinho de Tracunhaém e Maria Amélia), devido às técnicas e conhecimentos detidos e da necessidade de se transmitir esses saberes, tomados como um patrimônio pela população pernambucana.






Para além da criatividade expressa no barro, Tracunhaém também se destaca como pólo integrador de diferentes formas de expressão musicais da Zona da Mata. Diversos grupos culturais e artistas da região e do grande Recife se encontram anualmente no Tipóia Festival, evento idealizado há mais de 10 anos, com sua décima segunda edição realizada em setembro de 2011, com uma participação e envolvimento ativo da população. 


Oficinas e mostras fotográficas estão inclusas na programação, e dentre as ações, uma oficina foi ministrada pela equipe de Educação Patrimonial da Fundarpe em 22 de setembro de 2011 com o nome de "Patrimônio e Preservação". A ideia era viabilizar diálogos entre a Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe e agentes envolvidos com a produção e gestão da cultura e patrimônio na Mata Norte (professores, artistas, gestores públicos, representantes culturais), no intuito de refletir e debater temas relacionados à preservação do patrimônio cultural, desde aspectos teóricos a procedimentos metodológicos e legais. 







Ministrada no Centro de Ação Social do município, a oficina teve uma participação do alunado da região, que à medida das apresentações, ia se identificando com o patrimônio cultural componente de sua cidade e percebido em seu cotidiano. Discussões sobre o termo "Patrimônio" foram levantadas, objetivando uma apreensão a partir de um processo mais construtivo que expositivo. 






Em seguida foram apresentadas as diferentes divisões metodológicas utilizadas em referência à complexa composição do Patrimônio Cultural, mais especificamente, suas classificações a partir da ótica do Patrimônio Material e Imaterial. Os exemplos de bens culturais da região, trazidos pela equipe de oficineiros, permitiu que os participantes se reconhecessem naqueles elementos, constituintes de suas próprias vidas e memórias.




Instrumentos de preservação como o Tombamento e Registro, também foram expostos, seguido de uma apresentação do Edital do Funcultura (mais especificamente a linha de Patrimônio, Pesquisa e Formação), permitindo maiores esclarecimentos sobre suas linhas de ação. A proposta era de uma oficina dialógica entre membros da instituição em questão e a população envolvida nas práticas e experiências de cultura, patrimônio e educação o que possibilitou um dia rico em debates acerca desses temas.  






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